Na minha estante #8 - Bichos

23:57

Já há muito tempo que queria ler Bichos de Miguel Torga por me ter sido recomendado por alguém muito querido mas fui adiando, adiando até conhecer o projeto Ler os Nossos do blogue a mulher que ama livros, que me tem permitido conhecer novos autores portugueses e, sobretudo, me tem "obrigado" a ler todas as noites.




Esta obra é composta por 14 contos, onde são narradas histórias de animais e homens sem que haja qualquer distinção entre uns e outros. Ambos partilham instintos primários (que naturalmente associamos aos animais) e sentimentos (que acabamos por associar mais aos humanos). Arrisco-me até a dizer que há uma humanização dos animais e uma animalização do homem.

O livro lê-se muito rapidamente porque cada conto tem poucas páginas e pode aproveitar-se para se ler um conto por dia e refletir sobre o mesmo.

Soube que ia gostar logo após a leitura do prefácio no qual o autor escreve ao leitor sobre esta sua "Arca de Noé" e onde diz:

"De resto, um conto que te agradou, tem algumas probabilidades de agradar aos teus netos."

De facto, este é um livro que deve ser lido e relido em diferentes fases da nossa vida. É adequado tanto para um público infantil como para um público adulto. O primeiro grupo perceberá facilmente as pequenas histórias ao passo que o segundo será capaz de perceber os "recados" subjacentes em cada um dos contos.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images